Caí sobre uma mãos



Caí sobre uma mãos
quando não sabia
ainda que vivia nas mãos
Elas passaram sobre o meu rosto e o meu coração.

Senti que a noite era doce
como um leite silencioso. E grande.
Muito mais que a minha vida.

Mãe :
Eras as tuas mãos e a noite juntas.
Aqui está o porquê da solidão gostar de mim.

Eu não me lembro, mas está comigo.
Existe, no esquecimento
Encontram-se as mãos e a noite.

Ás vezes,
Quando a minha cabeça se debruça sobre a terra
Não posso mais e está vazio
o mundo. Algumas vezes, sobe o esquecimento
até ao coração.

Eu ajoelho-me
Para poder respirar sobre as tuas mãos.

Eu desço
e tu escondes o meu rosto; e eu sou tão pequenino;
e as tuas mãos tão grandes; e a noite
vem mais uma vez, vem mais outra.

Eu descanso
de ser um homem, eu descanso de ser um homem.


António Gamoneda


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Grandes são os desertos

A Dimitris Christoulas, em Atenas, Abril de 2012

visitações , ou o poema que se diz manso