sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pedro Foyos



Sobre o autor

Pedro Foyos

Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1945. Perfazendo uma carreira profissional de mais de quarenta anos como jornalista e director de publicações, se dedica também, atualmente, à literatura de ficção e de divulgação de temas das Ciências da Natureza. De entre os órgãos de informação onde trabalhou se destacam o diário República (único jornal de oposição à ditadura de Salazar) e o Diário de Notícias. Neste jornal de referência na imprensa portuguesa integrou a direção de redação, sendo responsável, nomeadamente, pela revista dominical e edições especiais. Fundou a revista Nova Imagem, da qual foi director durante seis anos, e mais tarde a coleção Grande Reportagem.
Foi presidente durante uma década da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, tendo nesse período fundado e dirigido o Anuário Português de Fotografia.
É autor dos livros O Jornal do Dia e A Vida das Imagens. Organizou, a convite da Imprensa Nacional, uma antologia histórica, em dois volumes, consagrada a grandes momentos do jornalismo português no século XX. Estreou-se na ficção com O Criador de Letras ,um romance inspirado no tema da criação do alfabeto, tendo como cenário a vida quotidiana no Antigo Próximo Oriente.

Interessado desde muito novo pelos temas científicos, fundou o Centro de Estudos das Ciências da Natureza, ao qual continua ligado honorariamente e prestando colaboração na área da Botânica.
No campo do ensino e formação tem vindo a orientar estágios profissionais de Tecnologias de Comunicação na especialidade de Psicologia da Leitura.

4 comentários:

Victor Oliveira Mateus disse...

Cara Maria Azenha,

temos de concordar que o tema parece aliciante. Comecei hoje a lê-lo...
1 gd. abraço

Maria Toscano disse...

e eu reafirmo que "enho" de ler
:-)
abraço a ambos.
mt

clanDestino. disse...

Deixo aqui um abraço.

D.

Lisboa disse...

Olá, alguém sabe o email de Pedro Foyos ??? Não encontro na Internet e desejava enviar-lhe um especial agradecimento, obrgado de antemão - admin@carlosloff.com